sábado, 13 de setembro de 2008

Sistema urinário

O sistema urinário é uma das quatro vias excretoras do corpo. As outras são o intestino grosso, a pele e os pulmões.
É o aparelho responsável pela eliminação de produtos finais do metabolismo resultantes da atividade orgânica (proteínas, lipídios, carboidratos, toxinas, etc.) que não estão sendo utilizadas pelo organismo, através da urina.
A regulação da concentração de substâncias excretoras na urina permite que o corpo controle a concentração de substâncias no sangue de modo a aumentar a homeostase dos líquidos corporais.
É composto pelos rins, e as vias urinárias (ureteres, bexiga urinária e uretra).
No homem, este sistema é interligado ao sistema genital, enquanto que na mulher esse sistema é completamente independente.
Os órgão que compõem este sistema podem ser divididos em :
 Órgãos secretores: produzem urina (rim)
 Órgãos excretores: processam a drenagem da urina para fora do corpo (vias urinárias)

1. Órgãos do Sistema Urinário

o RIM

É um órgão par, retroperitoneal, , possue a forma de um feijão, de cor vermelho escuro, medindo cerca de 12 cm de comprimento e 6 cm de largura.
Localizam-se à direita e à esquerda da coluna vertebral, atrás do peritônio parietal, um pouco acima da linha da cintura, ocupando o direito uma posição inferior em relação ao esquerdo, em virtude da presença do fígado à direita. Eles se movem ligeiramente durante a respiração devido ao fato de estarem em contato com o diafragma.
Os pólos superiores dos rins estão ao nível da borda superior da 12ª vértebra torácica, e os pólos inferiores ao nível da terceira vértebra lombar. Anteriormente, o rim direito está coberto pela glândula supra-renal, pela flexura cólica direita, pela porção descendente do duodeno e pelo fígado. A glândula supra-renal, a flexura cólica esquerda, o estômago, o pâncreas, o jejuno e o baço estão relacionados com a superfície anterior do rim esquerdo.
No recém nascido, o rim é três vezes maior, em proporção ao peso do corpo, do que no adulto. O seu peso varia de 125 a 170g no homem e de 115 a 155g na mulher.
O rim apresenta duas faces, anterior e posterior, e duas bordas medial e lateral. Suas extremidades , superior e inferior são comumente denominadas pólos e, sobre o pólo superior, situa-se a glândula supra-renal, pertencente ao sistema endócrino.


A função do rim é filtrar o sangue, dele removendo os resíduos nitrogenados produzidos pelas células, e também sais e outras substâncias que estejam presentes em quantidade excessiva .
Dos 160 litros de filtrado glomerular produzidos diariamente pelos rins, apenas 1,5 litros transformam-se em urina.
Cada rim é envolvido por três cápsulas:
o Verdadeira (propriamente dita): membrana lisa fibrosa, transparente, intimamente aderida à superfície.
o Gordura perirenal: envolve a cápsula verdadeira
o Fáscia renal: fina camada fibrosa que prende o rim às estruturas circunvizinhas e auxilia a manter a posição normal do órgão. A gordura que envolve a fáscia renal é chamada de para–renal.


Estruturas externas
Cada rim possui uma borda lateral convexa e uma borda medial côncava. A borda medial do rim apresenta uma fissura vertical, o hilo, por onde passa o ureter, a artéria e veia renais, linfáticos e nervos. Estes elementos constituem em conjunto o pedículo renal. Dentro do rim o hilo se expande em uma cavidade central denominada se seio renal que aloja pelve renal.

Estruturas internas
Num corte transversal o rim apresenta:
o Medula: área central escurecida
a. Pirâmides renais: entre oito a doze, de forma cônica, com ápices (papilas renaisl) voltados para a pelve renal enquanto suas bases voltam-se para a superfície do órgão.
b. Raios medulares: estriações na medula renal
o Córtex: área periférica pálida que vai da cápsula para as bases das pirâmides.
o Coluna renal: espaços entre as pirâmides
o Pelve renal:
a. Cálices renais menores

Suprimento vascular
Os rins são supridos pelas aa. Renais, que se originam da aorta e situam-se posteriormente às vv. Renais. Ao nível do hilo do rim, a a. renal divide-se em ramos anterior e posterior.
A partir das aa. Renais surgem: : aa. Segmentares, , aa. Interlobares, aa. Arqueadas, aa. Interlobulares.

Inervação:
Os rins recebem um rico suprimento de fibras simpáticas vasoconstritoras. As fibras aferentes que se originam dos ureteres e da pelve renal desempenham um papel importante na dor de origem renal.

A unidade funcional do rim é o néfron.

o URETER
Dois tubos musculares, um de cada rim, que unem o rim à bexiga. Tem aproximadamente 30 cm. Levam a urina secretada do rim para bexiga. Parte da pelve renal, que constitui sua extremidade superior ditada. É a continuação da extremidade afilada da pelve renal
Partindo da pelve renal, o ureter, com trajeto descendente, acola-se à parede posterior do abdome e penetra na pelve para terminar na bexiga, desembocando neste órgão pelo óstio uretral. Distinguem-se em duas partes: abdominal e pélvica. É capaz de contrair-se e realizar movimentos peristálticos.



O ureter possui áreas estreitadas ao longo do percurso:
a. Primeira: junção do ureter com a pelve renal
b. Segunda: ponto no qual o ureter cruza a artéria ilíaca
c. Terceira: posição de entrada do ureter na parede da bexiga.

A localização do ureter na mulher é de particular interesse, uma vez que sua proximidade com o útero e o colo do útero o predispõe a lesão durante a cirurgia de útero.
Irrigação: ramos da a. renal, da a. gonodal e das aa. Ilíacas.
Inervação: fibras provenientes dos plexos renal e hipogástrico que também contém fibras sensitivas (aferentes) para sensibilidade dolorosa.

o BEXIGA

É uma bolsa muscular que serve de reservatório para a urina, localizada inferiormente ao peritônio e posteriormente à sífise púbica; quando cheia se eleva para a cavidade abdominal. Está separada no homem pelas vesículas seminais, e na mulher, pela vagina e útero. A superfície superior da bexiga está coberta de peritônio. Lateralmente, a bexiga é mantida pela musculatura elevadora do ânus e, posteriormente, repousa sobre o músculo obturador interno. No adulto, ela vazia, se achata contra a sínfese púbica; cheia, toma a forma ovde e faz saliência na cavidade abdominal. No feto e recém nascido ocua posição abdomina, atigindo a pelve na época da puberdade.
Tem capacidade de 300 a 350 ml podendo chegar quando cheia a 500 ml.. É controlado pelo sistema nervoso autônomo.
Basicamente a bexiga consiste em duas partes :
a. Trígono vesical: pequena área triangular na entrada da bexiga, na qual desembocam ambos ureteres e a uretra;
b. Músculo detrutor da urina: forma a porção principal do corpo.

A parede da bexiga é composta de quatro túnicas:
a. Mucosa
b. Submucosa
c. Muscular
d. Serosa
Inervação: nervos pélvicos


e.
URETRA:

Canal estreito, musculomembranoso, que se estende da bexiga até o óstio externo da uretra. Conduz a urina para o meio externo. No homem segue por um caminho tortuoso cujo comprimento é de aproximadamente 20 cm e está dividida em três porções:
a. Prostática: com cerca de 3 cm começa no colo da bexiga e atravessa a próstata
b. Membranosa: com cerca de 1 cm, está situada entre duas túnicas do ligamento triangular ligando o pênis à uretra prostática;
c. Esponjosa: com cerca de 15 cm estende-se do ligamento triangular até o óstio externo da uretra.
No sexo feminino tem aproximadamente 4 cm e é mantida pela parede posterior da vagina. Possui um esfíncter que controla a saída da urina. A uretra termina em um orifício denominado meato urinário. O revestimento epitelial da uretra da mulher está sujeito a influência hormonal e participa da atrofia geral da mucosa vaginal adjacente, no período pós menopausa. O óstio da uretra é banhado por descarga vagina, uterina e retal, ao longo da vida, expondo as estruturas uretrais, delicadas, a irritação e invasão bacteriana.
A parede da uretra consiste em três camadas:
a. Mucosa
b. Submucosa
c. Muscular

Nenhum comentário: