quinta-feira, 2 de outubro de 2008

SISTEMA CARDIOVASCULAR - Coração

O sistema cardiovascular consiste no coração, bombeando sangue para a circulação pulmonar, para as trocas de O2 e de CO2 e para a circulação sistêmica, a fim de suprir todos os outros tecidos do corpo.
CORAÇÃO

É um órgão muscular oco, ligeiramente maior que uma mão fechada (300g) e corresponde a uma bomba dupla, auto ajustável, de sucção e pressão, cujas porções trabalham em conjunto para impulsionar o sangue para todas as partes do corpo. Tem a forma de um cone invertido com seu ápice voltado para baixo.
Ele se situa no interior do tórax no espaço denominado mediastino, entre os dois pulmões. Dois terços do coração estão localizados à esquerda da linha mediana do esterno, e um terço está à direita. A porção superior é chamada de base, e está localizada à nível da segunda costela. A outra extremidade do coração é o ápice, situado inferiormente e localizado no nível da quinta costela. Possui ainda quatro faces: esternocostal, diafragmática, pulmonar direita e Pulmonar esquerda.

O coração está contido no interior de um saco fibroso denominado pericárdio, que o sustenta e fixa as estruturas ao redor, como o diafragma.
O músculo cardíaco apresenta duas formas: o miocárdio contrátil e as células condutoras especializadas, que não contraem, mas ampliam a onda de despolarização rapidamente pelas câmaras do coração.


Mediastino
È o compartimento central da cavidade torácica. É coberto de cada lado pela pleura mediastinal e contém todas as vísceras e estruturas torácicas, exceto os pulmões. Estende-se da abertura superior do tórax até o diafragma inferiormente e do esterno e das cartilagens costais até os corpos vertebrais posteriormente.


Pericárdio
È uma membrana fibrosserosa que cobre o coração e o início de seus grandes vasos. É um saco fechado formado por duas camadas: pericárdio fibroso (mais externo, resistente e inflexível), fixado anteriormente e inferiormente ao esterno e ao diafragma,e fundem-se com a adventícia dos grandes vasos que entram e saem do coração e o pericárdio seroso (formado por mesentélio, está internamente ao pericárdio fibroso). Reveste a superfície interna do pericárdio fibroso e a superfície externa do coração, lubrificando e permitindo que o coração tenha movimentos livres necessários para seus movimentos. A camada externa do pericárdio seroso é chamada de parietal e acamada interna de visceral

A cavidade pericárdica é um espaço virtual entre as camadas opostas das lâminas parietais e visceral do pericárdio seroso.

CÂMARAS CARDÍACAS:
O coração é dividido em quatro câmaras: átrios direito e esquerdo e ventrículos direito e esquerdo. Os átrios são câmaras de recepção que bombeiam sangue para os ventrículos (câmaras de ejeção). As ações sincronizadas de bombeamento das duas bombas atrioventriculares (AV) cardíacas constituem o ciclo cardíaco.
O átrio direito constitui a porção superior direita do Coração. É a cavidade de paredes finas que recebe sangue rico em dióxido de carbono das veias cavas superior (recolhe sangue da cabeça e das partes superior do corpo) e inferior (recebe sangue das partes mais inferiores do corpo) e o seio coronário, que drena o sangue do próprio coração. O sangue flui do átrio para o ventrículo direito. A aurícula Direita , semelhante a uma orelha, é uma bolsa muscular cônica que se projeta do átrio direito como uma câmara adicional, aumentando a capacidade do átrio enquanto se superpõe à aorta ascendente.

O Átrio Esquerdo Constitui a porção superior esquerda e forma a maior parte da base do coração.É uma a cavidade também de camada fina e recebe sangue oxigenado dos pulmões através de quatro veias pulmonares. A aurícula direita , forma a parte superior da margem esquerda do coração e cava a raiz do tronco pulmonar. Tem uma parede ligeiramente mais espessa que o átrio direito.
O Ventrículo direito recebe sangue do átrio direito e o bombeia até os pulmões , através da artéria tronco pulmonar. A artéria tronco pulmonar divide-se em artérias pulmonares direita e esquerda. Forma a maior parte da face esternocostal do coração, uma pequena parte da face diafragmática e quase toda a margem inferior.
O ventrículo esquerdo forma o ápice do coração, quase toda sua face esquerda e margem esquerda , e a maior parte da face diafragmática. Recebe sangue do átrio esquerdo e bombeia o sangue oxigenado para todo o corpo (circulação sistêmica). O sangue deixa o ventrículo esquerdo através da artéria aorta (maior artéria do corpo). As paredes são três vezes mais espessa que o ventrículo direito e sua cavidade é mais longa e mais cônica.
Camadas do coração
A parede de cada câmara cardíaca é formada por três camadas:
_ Epicárdio (externa): Formada por lâmina visceral do pericárdio seroso.
_ Miocárdio (média): músculo cardíaco. Consiste de feixes entrelaçados de fibras musculares cardíacas. A espessura do miocárdio varia de acordo com a pressão regada para movimentar o sangue para o seu destino. Desta forma o miocárdio do ventrículo esquerdo é mais espesso do que o direito.
_ Endocárdio (interna).Uma fina camada interna ou membrana de revestimento do coração que também cobre suas valvas
Quando os ventrículos contraem , eles produzem um movimento de torção devido à orientação helicoidal das fibras musculares cardíacas.




VALVAS CARDÍACAS :
No coração existem estruturas denominadas de valvas que tem como objetivo orientar em sentido único o sangue que flui do coração. São em número de quatro e encontram-se na entrada e saída dos ventrículos.
Duas valvas são chamadas de atrioventriculares, ou valvas AV. Localizam-se entre os átrios e ventrículos.As outras duas são classificadas como valva do tronco pulmonar e valva aórtica, ambas formadas por válvulas seminulares, assim chamadas pelo aspecto de meia lua.São composta por cúspides ( folhetos) presas através de delgadas cordas tendíneas aos músculos papilares que se projetam para a cavidade cardíaca..
Valvas Atrioventriculares
Estão formadas pelas válvulas (cúspides). Quando os ventrículos estão relaxados, as cúspides pendem frouxamente para dentro dos ventrículos; nessa posição as valvas estão abertas e permitem o fluxo do sangue dos átrios para os ventrículos. As cúspides estão ligadas à parede ventricular por feixes fibrosos de tecidos chamados cordas tendíneas.que quando esticadas seguram as cúspides, impedindo que estas entrem para os átrios. Como o coração personifica uma bomba que dirige o sangue através dos seus vasos, as valvas atrioventriculares são valvas de fluxo interno.
São elas:
- Tricúspide: Entre o átrio direito e o ventrículo direito, que quando aberta permite a passagem de sangue do átrio para o ventrículo e, quando fechada, impede o refluxo sangüíneo do ventrículo para o átrio;
- Bicúspide ou mitral: Entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo ,com função semelhante a da tricúspide;


Valvas Arteriais (válvulas seminulares)
A valva do tronco pulmonar, também chamada de semilunar direta, está localizada entre o ventrículo direito e a artéria do tronco pulmonar. Permite a passagem do sangue venoso do ventrículo direito para a artéria pulmonar;
A valva Aórtica ou semilunar esquerda está localizada entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta. Permite a saída de sangue arterial do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Quando o ventrículo esquerdo relaxa, a valva está em posição fechada. Quando o ventrículo esquerdo contrai, o sangue flui através da valva aberta para a artéria aorta. Quando o ventrículo esquerdo relaxa, a valava da aorta se fecha e impede qualquer refluxo do sangue da artéria para o ventrículo. As valvas semilunares são valvas de fluxo externo, pois abem-se para dentro das artérias , fora do coração.

SONS CARDÍACOS
Também chamados de bulhas cardíacas, são produzidos por vibrações provocadas pelo fechamento das valvas. A primeira bulha deve-se ao fechamento das valvas AV no começo da contração ventricular. A segunda ocorre em razão do fechamento das valvas arteriais no começo do relaxamento ventricular.. sons cardíacos anormais são chamados de sopro.

SUPRIMENTO SANGUÍNEO
O suprimento sanguíneo é fornecido pelas artérias coronárias (direita e esquerda) que emergem da parte ascendente da aorta.
O sangue é drenado do coração principalmente para o átrio direito por meio do seio coronário, o qual coleta sangue das veias do coração.


COMPLEXO ESTIMULANTE DO CORAÇÃO
Coordena o ciclo cardíaco. Consiste em células musculares cardíacas e fibras condutoras, altamente especializadas para iniciar o impulso (sinal elétrico) e conduzi-lo rapidamente através do coração. Está localizado dentro das paredes do coração e no septo, que separa os corações direito e esquerdo.
O ciclo cardíaco representa a seqüência completa da contração e relaxamento dos átrios e ventrículos. Exibe um ciclo rítmico definido de contração (sístole) e relaxamento (diástole).
O ciclo está geralmente dividido em oito fases:
a. Contração isovolumétrica: há um aumento na tensão ventricular mas não ocorre ejeção de sangue, visto que as válvulas semilunares estão fechadas
b. Ejeção ventricular máxima: nesta fase, as válvulas semilunares se abrem e o sangue é ejetado durante a contração ventricular
c. Ejeção ventricular reduzida: Saída de sangue do ventrículo para gradualmente
d. Protodiástole: Intervalo pouco antes do fechamento da valva aórtica, quando cessou a ejeção de sangue do ventrículo
e. Relaxamento isovolumétrico: Intervalo entre o fechamento da valva aórtica e abertura da valva AV.
f. Enchimento rá¬pido: A Abertura da valva AV é seguida pelo fluxo rápido de sangue para o ventrículo, seu enchimento ocorrendo principalmente neste intervalo
g. Enchimento reduzido: o enchimento do ventrículo cai
h. Contração atrial.: Enchimento completo do ventrículo; contração atrial seguida imediatamente pela contração ventricular, iniciando outro ciclo.


Os potenciais de ação são iniciados no nó sinuatrial(SA), o qual serve como marcapasso do coração.Os impulsos são conduzidos ao nó atrioventricular (AV) e, então ao fascículo atriventricular (AV) (de His). Então o potencial de ação propaga-serapidamente pelos ventrículos através dos ramos direito e esquerdo e dos ramos subendocardianos (fibras de Purkinje).
As células do músculo cardíaco são ligadas eletricamente umas as outras, quando um potencial de ação inicia-se em uma única célula muscular cardíaca, ele é propagado ao longo da célula e inicia o potencial de ação na célula vizinha. O potencial de ação do músculo cardíaco espalha-se célula a célula através do tecido cardíaco, as células cardíacas vizinhas se contraem em sincronia, como uma unidade; e então todas relaxam. Então o tecido muscular cardíaco comporta-se como uma única célula. Por isso o músculo cardíaco é tido como um sincício funcional (comporta-se como uma única célula). O músculo esquelético não é capaz de provocar este comportamento.


1. Início da diástole, abertura das válvulas tricúspide e mitral e enchimento ventricular
2. Fechamento das válvulas de entrada, final da diástole
3. Contração ventricular, abertura das válvulas pulmonar e aórtica - sístole ventricular
4. Final da sístole ventricular, fechamento das válvulas pulmonar e aórtica
5. Reinício da diástole atrial e ventricular.

2 comentários:

Patrícia e Ricardo disse...

Seu blog salvou meu trabalho de anatomia humana =)

Unknown disse...

Olá, quais são as fontes?